terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Sono dos Sonhos da Beatriz

Quando eu fiquei grávida, todas as pessoas sempre me diziam "dorme, porque você nunca mais vai ter uma noite de sono completa depois que sua bebê nascer". As pessoas falam tanta coisa nesse período que acabam confundindo ao invés de ajudar e devíamos aprender que a primeira lição para ser mãe é "parar de dar ouvido aos outros" e buscar ouvir nossos próprios instintos.
Passei os nove meses com muito medo de como seria essa nova rotina, afinal eu teria que acordar sozinha, cuidar sozinha e dar conta sozinha! Parecia impossível!

Até os 6 meses de vida, Beatriz parecia ir contra todas as estatísticas e eu sempre falava com maior orgulho que ela dormia a noite inteira. Segui meus instintos e fui bolando uma rotina de sono que deu muito certo! Após o sexto mês, nós tivemos que mudar de casa. A partir da primeira noite no apartamento novo, Beatriz acordou 2 vezes na noite. Pensei que seria pela mudança, que ela estaria estranhando o novo ambiente ou porque o barulho aqui é constante.
Tentei várias táticas, dicas de livros, conselhos de vó e nada. Oito meses depois, Beatriz continuava dormindo muito tarde e acordando todas as noites para mamar no peito.

Até que a dois meses atrás, reuni duas amigas num grupo de whatsapp para trocarmos experiências e fofocas. A Flávia (@mamaedealice) é mãe da Alice, de 5 meses e a Fernanda (@fefelara) é mãe do Nícolas, de 1 ano e 1 mês.
Cansada e já quase conformada com meu cansaço e noites mal dormidas, pedi ajuda.

A partir de agora, com as dicas das minhas amigas e uma pitada de adaptações de Luiza, é assim que eu faço:

Começo com o jantar a partir das 18:45. 19h tudo está pronto e Beatriz já está comendo. Após o jantar, é hora do suco de laranja serra-d'agua. Já não faço brincadeiras nem deixo nenhuma TV ligada. Hora do banho. Depois de tomar um banho relaxante, deito com ela penteando os cabelos e converso bem baixinho, explicando que é hora de descansar para brincarmos mais no dia seguinte. Sempre digo que a Peppa já está dormindo, então ela entende que também precisa fazer igual! rs - pelo menos eu acredito que sim!
Aí entra a amamentação. Ela mama de luzes apagadas (ou então, quem não amamenta pode dar a mamadeira) e, então, ela já começa a fechar os olhos. As vezes ela não dorme logo depois da mamada, então eu dou o bico (sim, sou adepta ao bico, #nãomearrependi e depois conto mais sobre ele no blog!), o paninho e deixo ela no berço!
Pode demorar um tempo até que ela finalmente caia no sono, mas o segredo é deixar tudo no silencio total para que não haja interrupções no sono e ela acabe despertando enjoadinha.

As vezes acontece dela acordar 23:30 e pode ser fome. Não acendo as luzes, não converso, pego ela do berço, amamento e coloco para dormir outra vez. Mesmo se ela achar que é hora de brincar, não dou bola e deixo ela deitada.
Beatriz só mama duas vezes por dia: ao acordar e antes de dormir. Então, quando é hora de mamar, ela já sabe que estou começando o ritual do sono.

Eu sou adepta das crianças acostumarem a dormir no berço. Terem como referência a sua própria caminha para dormir. Porém, não vejo mal algum da criança buscar aconchego e pegar no sono na cama da mãe. Muitas vezes deixo a Beatriz pegar no sono comigo e depois a coloco de volta. Até porque ela mesmo demonstra gostar do seu espaço e de se esparramar toda. A mamãe aqui, se deixar, abraça e beija a noite inteira. rs

Muitas vezes encontramos afinidade nas pessoas que estão passando pela mesma experiência que a gente. É normal. Pode ser que algumas amizades antigas não compreendam o que está se passando com você, simplesmente pelo fato de não terem conhecimento da causa. Assim como essas amigas e amigos precisam ter paciência com você, pelo novo estilo de vida, nós também precisamos enxergar as dificuldades e ter paciência com eles.

Graças as minhas amigas mamães, pude buscar uma solução para um problema que me acompanhou por 8 meses e que me desgastava, acordava cansada e, algumas vezes, esgotada para começar o dia! Ainda bem que elas me entendem! Porque a busca do Sono dos Sonhos não foi fácil, me senti frustrada, cansada e, muitas vezes, mal humorada! #segredodemae #quemnunca #entendedorasentenderao

Sei que a falta de rotina contribuiu para que Beatriz não dormisse cedo e tivesse problemas para conseguir dormir uma noite inteira. Sei também que não é nada fácil dar conta de tudo. As vezes estamos esgotadas, cansadas. As coisas não saírem do nosso jeito gera frustração. Mas não desista. Não entregue os pontos! As vezes uma dedicação e um esforço maior em um determinado tempo poupam meses de cansaço e desgaste!

Acredite em você, no seu potencial e, principalmente nos próprios instintos. As vezes não enxergamos algumas soluções e não é problema algum buscarmos ajuda!

Boa tarde gente!!!

2 comentários:

  1. Adorei! Eu tbm sei o quanto é difícil passar a noite sosinha com um bebê. Meu filho fez um mês e acorda a cada duas horas fielmente para mamar tem dias que fico esgotada mais em breve vou inserir uma rotina pra ele.

    ResponderExcluir