quinta-feira, 2 de outubro de 2014

4 dicas para incentivar seu bebê a gostar de ler desde cedo!

Olá Mamães!

Ontem uma grande amiga me enviou um link muito bacana do site do Itaú, onde podemos nos cadastrar para receber livros gratuitamente, num prazo de 25 dias úteis, para nossos filhos, sobrinhos e, para quem puder, livros para serem doados.
Achei maravilhosa essa iniciativa! Para saber mais e se cadastrar para receber os exemplares, clique no link Itaú Leia Para uma criança #issomudaomundo

Pensando numa forma de incentivar seu filho a gostar de ler desde cedo, resolvi montar esse post usando algumas referências que eu tive na infância, que me levaram a me apaixonar pela escrita e leitura e que hoje uso com minha Beatriz!

1- Livro de Pano

Tenho boas recordações de um livro de pano que tive quando criança. Ele era verde e vermelho e tinha figuras de frutas, assim como cada nome correspondente. Eu sempre o tive e também usava para contar histórias para as minhas bonecas mais tarde.
São laváveis, leves e muito fáceis de transportar!
O bacana desse tipo de livro é a possibilidade de você fazer seu próprio livro de pano, contando a história que quiser e personalizando com o nome do seu pequeno. Eu, particularmente, não me dou muito bem com agulhas. Mas conheço muitas mães super habilidosas que se sairiam muito bem nessa atividade!


2- Livro de Plástico

São ótimos para brincar na banheira ou piscina. Por serém fáceis de limpar, é um excelente companheiro para brincar em ambientes externos. Beatriz tem um desse e eu sempre invento uma história usando as personagens que estão estampadas. Ela adora e presta muita atenção! Dentro de uma das páginas tem uma bolinha que apertamos para fazer barulho. É super seguro e muito prático! #BeatrizRecomenda


3- Livro de Figuras

Gosto muito de pegar qualquer livro (ou revistas) que sejam cheios de figuras coloridas e grandes, de preferência, passar as páginas e apontar para a ilustração contando alguma história - sempre fazendo aquele teatro para ficar mais interessante rs. Beatriz se interessa muito por esse tipo de atividade. Pode ser até gibi, desde que tenham cores chamativas e chamem atenção do seu pequeno!

4- Revistas antigas

Sempre deixo no cantinho da minha filha alguma revista ou agenda antiga que ela possa brincar e manusear. Tem que ser algo que ela possa fazer o que quiser, inclusive rasgar!
Lembro que sempre desenhava e escrevia em caderninhos ou diários fazendo de conta que estava mesmo escrevendo um livro. Acho que a criança ter acesso a ítens desse tipo para aguçar a curiosidade e desejo de fazerem sempre aquela atividade.
Sempre fique ao lado para evitar que coloquem na boca aquele pedacinho de papel!

Toda forma de incentivo a leitura é válida. Lembre-se que o exemplo é a forma mais fácil e simples de ensinar!
Eu cresci com muitos livros, vendo minha mãe lendo e achava lindo ler e escrever. Cresci sonhando ser uma jornalista e até cheguei a cursar por 2 anos! - mas essa história fica para outro dia!

Espero que tenha ajudado, mamães!
Quer falar comigo?
contatomamaedemais@gmail.com

um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário